Prémio CUF 2005: Menção Honrosa para tese de Doutoramento de Lígia Rodrigues

Cerimónia de entrega do prémio

O júri da 4ª edição do Prémio CUF, referentes às melhores teses de 2005 em Engenharia Química, Engenharia Biológica e Engenharia do Ambiente, atribuiu recentemente uma Menção Honrosa (2º lugar) à tese de Doutoramento de Lígia Rodrigues. O trabalho intitulado, "Biosurfactants production by probiotic bacteria and inhibition of voice prostheses microbial colonization", foi orientado pelos Profs. José A. Teixeira e Rosário Oliveira.

A presente tese recebeu, também recentemente, o 1º Prémio da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Sobre o Prémio CUF
Criado em 2002 pela Companhia de União Fabril (CUF) com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o prémio sustenta o Projecto CUF para a relação com as universidades dando continuidade a uma nova perspectiva de relacionamento entre a indústria e a Academia. O PRÉMIO CUF é atribuído anualmente às três melhores teses de doutoramento, concluídas por estudantes portugueses nas áreas de Engenharia Química, do Ambiente ou Biológica em Universidades nacionais ou estrangeiras. O 1º prémio recebe a quantia de 7500 euros e as menções honrosas 2500 euros.

Sobre a CUF
A CUF é o maior Grupo químico privado português. Produz adubos, ureia, anilina, cloro, amoníaco e soda cáustica. Tem mais de mil colaboradores. Possui complexos industriais em Estarreja, Lavradio, Alverca, Setúbal e Pontevedra (Espanha). Tem instalações comerciais em Portugal, Espanha e Marrocos. Exporta para a Europa Ocidental e de Leste, Brasil, Africa, Médio e Extremo Oriente e Austrália.

Notícia relacionada: A.L. Amaral vence 2ª edição do Prémio CUF