Spinoff do CEB lidera projeto de 8ME para alavancar biologia sintética da UE

A Silicolife, empresa spinoff do CEB, vai liderar um projeto de 8 milhões de euros para alavancar a competitividade da biologia sintética da União Europeia, criando vias biológicas para mais de 100 compostos

Pessoas Relacionadas

SilicoLife vai liderar o consórcio Shikifactory100, apoiado pelo programa Horizonte e que junta 11 parceiros de sete países e quer encontrar novas formas sustentáveis de produzir ingredientes que até aqui só se obtêm por extração de plantas ou por processos petroquímicos, partindo de microrganismos e aliando a biologia com métodos computacionais.

A indústria está a substituir cada vez mais os ingredientes artificiais por ingredientes de fontes biológicas, para aumentar a satisfação do consumidor e a inovação nos sabores e nas fragrâncias. Por outro lado, muitos dos recursos naturais são limitados e dependem do clima, o que faz subir os preços.

O projeto, que se inicia em janeiro e terá a duração de quatro anos, centra-se no chiquimato, um ácido central no metabolismo, a partir do qual se pretende chegar a mais de cem compostos de alto valor e com aplicações tão diversas, como aromas, medicamentos e químicos de interesse industrial. Pretende-se ainda obter novas vias biológicas para produzir adoçantes artificiais, evitando os atuais processos químicos.

A escala e a integração das tecnologias de ponta no Shikifactory100 são inéditas na Europa e vão contribuir para a liderança da UE nas áreas da biologia sintética e da bioeconomia", refere o diretor-geral da SilicoLife, Simão Soares.
Segundo Isabel Rocha, Investigadora Responsável do projeto, "o consórcio vai construir uma plataforma de fábricas de células microbianas, com estirpes personalizadas e genomas otimizados, para uma produção eficiente, económica e sustentável, combinando novos métodos computacionais com desenvolvimentos in vitro e in vivo".

Além da SilicoLife, participam no projeto as Universidades do Minho (Centro de Engenharia Biológica), Nova de Lisboa, Técnica da Dinamarca e de Manchester (Reino Unido), a Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça), o Laboratório Europeu de Biologia Molecular (Alemanha), a consultora NNFCC (Reino Unido) e as empresas DSM (Holanda), c-LEcta (Alemanha) e GalChimia (Espanha).
A SilicoLife é uma spinoff criada em 2010 por investigadores do Centro de Engenharia Biológica da UMinho.

Notícias: