CEB repete atividades de acolhimento para integração de alunos de Engenharia Biológica

O Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho, em colaboração com o Núcleo de Estudos de Engenharia Biológica (NEEB) preparou, pela 2ª vez, um programa de atividades de acolhimento e integração dos alunos do 1º ano de Engenharia Biológica para 18 de outubro de 2017. Durante a tarde desse dia, os novos alunos do curso participaram em atividades de dinâmica de grupo, inicialmente previstas para o Bom Jesus. No final da tarde visitaram as instalações da FermentUM – Engenharia das Fermentações, Lda, uma empresa spinoff da Universidade do Minho, dedicada à produção de cerveja artesanal, criada por dois empreendedores, antigos alunos do curso de Engenharia Biológica. Os novos alunos tiveram a oportunidade de acompanhar uma explicação do processo biotecnológico de produção das cervejas “Letra”. A visita terminou com um convívio nas instalações da empresa.

Outras iniciativas previstas incluem ainda neste 1º semestre a participação destes alunos nas Jornadas de Engenharia Biológica, evento anual organizado pelo Núcleo de Estudos de Engenharia Biológica (NEEB).

As iniciativas de receção e integração dos novos estudantes no ensino superior com ciência e cultura resultam de um desafio do Ministro Manuel Heitor para acolhimento dos novos estudantes no contexto de unidades de investigação. Pretende-se deste modo alargar o conhecimento dos novos alunos sobre a investigação em Engenharia Biológica, potenciando os momentos de partilha com outros estudantes e investigadores, estimulando o sentido de curiosidade científica e promovendo um maior entrosamento futuro com os objetivos de aprender, apreender e empreender. Estas ações de índole científico-cultural são suportadas por verbas da Fundação para a Ciência e Tecnologia através do seu financiamento plurianual ao CEB.

Relacionado: