UM vence prémios a nível nacional

Competição: de 211 projectos presentes a concurso, Universidade do Minho foi a única a vencer dois galardões

Dois grupos de investigadores da Universidade do Minho foram contemplados, no concurso nacional de inovação, organizado por um banco português, com o objectivo de premiar e divulgar projectos de investigação, desenvolvimento e inovação em áreas de aplicação ligadas aos recursos endógenos do país. Os projectos a concurso deveriam ter resultados demonstradores do potencial da inovação baseada em conhecimento, para que pudessem vir a ser utilizados como exemplo na procura de novos modelos de competitividade para as empresas portuguesas. De um total de 211 projectos submetidos a concurso, a universidade minhota foi a única do país a receber dois prémios.

...

O outro trabalho premiado foi o projecto de tratamento anaeróbio de efluentes complexos contendo gorduras, isto é, o tratamento de gorduras residuais para serem transformadas em energia, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Biológica. Aquele trabalho venceu na área das "energias renováveis", com um projecto que consiste na produção de biogás a partir do tratamento de efluentes com elevado teor de energia sem recurso a oxigénio. Esse biogás é uma fonte de energia renovável que pode ser injectada nas redes de gás natural ou como combustível automóvel.

Carácter inovador

Seleccionados em função do seu carácter inovador e grau de excelência científica, cada um dos prémios por área tem um valor total de 60 mil euros, subdividido em três componentes distintas prémio pecuniário, no valor de 25 mil euros; apoio para registo de patente ou outra forma de protecção de propriedade intelectual, no valor de dez mil euros; estudo de viabilidade do negócio, no valor de 25 mil euros, executado pelo Banco _______.

No primeiro trimestre de 2006, os projectos vencedores serão apresentados num "road-show" que se realizará em diferentes localidades do país.

Pedro Antunes Pereira

Related Content