Biotecnologia oferece trabalho

EXPOBIOTEC Feira Biotecnológica do Minho serviu de intercâmbio entre o meio universitário e o empresarial

O Minho é uma região com boas perspectivas de empregabilidade na área da biotecnologia. Anualmente, cerca de meia centena de finalistas do curso de Engenharia Biológica, da Universidade do Minho (UM), conseguem obter estágio profissional e emprego nas empresas ligadas, essencialmente, ao sector da poluição ambiental e tecnologia química alimentar. Ou seja, a UM tem sido, nos últimos anos, um "viveiro" de recrutamento de licenciados para a investigação da biotecnologia.

Esta é uma das conclusões da I Feira Biotecnológica do' Minho que, este fim-de-semana, decorreu no Parque de Exposições de Braga, numa iniciativa do Núcleo de Estudos de Engenharia Biológica e do Departamento de Engenharia Biológica da UM. Denominada "ExpoBiotec", o certame pretendeu elucidar e sensibilizar o público para a importância desta ciência, que abrange áreas, entre outras, como controlo de qualidade alimentar, ambiente ou farmácia. A iniciativa permitiu, de igual forma, um contacto dos estudantes e recém-licenciados com o meio empresarial, ao mesmo tempo que as empresas presentes na mostra tiveram a oportunidade para uma maior aproximação à mão-de-obra qualificada.

De acordo com Bruna Fonseca, finalista do curso de Engenharia Biológica, o acesso dos recém-licenciados ao mundo do trabalho tem sido feito numa parceria entre a UM, a TecMinho e o mundo empresarial. "Este curso tem a vantagem de todo o estudante ter, obrigatoriamente, o estágio profissional numa empresa ligada à área da biotecnologia", disse.

Por outro lado, referiu, pela positiva, o aparecimento e proliferação de empresas do sector na região, o que têm, em parte, "permitido dar resposta às saídas profissionais". De resto, um dos sectores com maior empregabilidade tem-se registado na área da poluição ambiental, ao nível de trabalho nas ETAR, sejam de domínio privado ou municipal. Outra saída está ligada à agricultura biológica.

Magalhães Costa

Related Content