Galardão distingue melhor tese de doutoramento em engenharia química

Galardão distingue melhor tese de doutoramento em engenharia química Investigador da UM recebe prémio da CUF

O investigador António Luís Amaral, do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho (UM) recebe amanhã, em Lisboa, o Prémio CUF, destinado a galardoar a melhor tese de doutoramento na área da engenharia química com aplicação na indústria nacional.

A distinção, no valor de cinco mil euros, premeia a investigação realizada por António Amaral sobre o desenvolvimento de ferramentas informáticas de análise de imagem e processamento de dados para diagnóstico, supervisão e controlo de processos biológicos de tratamento de efluentes em estações de tratamento de águas residuais (ETAR’s).

«Qualquer desvio nas condições óptimas de operação pode ser rapidamente identificado e corrigido pelo operador usando a informação obtida por análise de imagem», revelou a UM.

«No caso dos tanques de arejamento, estas técnicas podem permitir ganhos de produtividade numa ETAR, dado poder-se identificar e corrigir, em estágios precoces, problemas de sedimentabilidade das lamas e de diminuição da qualidade do efluente final. Deste modo, podem evitar-se os problemas daí decorrentes, como a diminuição da qualidade do efluente e a dificuldade de separação das lamas do efluente líquido final, obtendo-se ganhos em termos económicos, de tempo e qualidade do efluente final».

Segundo o trabalho do investigador, «em última análise a utilização destas técnicas numa ETAR pode diminuir a frequência dos encerramentos temporários dos tanques de arejamento e de sedimentadores para limpeza».

António Luís Pereira do Amaral é docente da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança e investigador do CEB/UM, onde é orientado por Eugénio C. Ferreira.

Licenciou-se em 1996 em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho, tendo começado a sua actividade de investigação no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho.

Concluiu o Mestrado em Engenharia Biológica em 1999 e o Doutoramento em Engenharia Química e Biológica, com o tema “Análise de Imagem em Processos Biotecnológicos”, em 2003, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

[29/06/2004 - 09:35]

[07/05/2004 - 09:53] [Cláudia Pereira]