Dia Internacional do Microrganismo

O objectivo da comemoração deste dia é o de aumentar a consciencialização entre os mais jovens e a sociedade em geral para o papel dos microrganismos nas nossas vidas, em linha com a missão de todas as Sociedades de Microbiologia associadas à Federação Europeia das Sociedades de Microbiologia.
Dia do Microorganismo 2019

O Centro de Engenharia Biológica (CEB) associa-se à celebração do dia internacional do microorganismo 2019, que visa celebrar o dia em que o Holandês Anton vanLeeuwenhoek – um comerciante sem fortuna ou graus académicos - enviou uma carta à Royal Society of London, em 1683,  na qual relata a observação de um organismo unicelular.

Este improvável cientista era detentor de uma infinita curiosidade, sendo um trabalhador paciente, incansável e dotado de um extraordinário poder de observação. Construiu e desenvolveu os seus próprios microscópios (centenas!), aperfeiçoando as lentes do sistema ótico e assim tornou possível obter amplificações extraordinárias para a época e observar e descrever, pela primeira vez, microrganismos. Nessa famosa carta, era feita uma primorosa descrição da primeira observação de bactérias vivas presentes na placa dentária, a qual era acompanhada por desenhos dos microrganismos observados e seus movimentos. Alcançada a vida microscópica, estavam lançadas as bases da Microbiologia.

As comemorações do Dia Internacional do Microrganismo foram lançadas em Portugal, em 2017, combinando um conjunto muito diversificado de eventos.  Desde 2018 que o evento tem participação internacional. Este ano, o CEB irá abrir os seus laboratórios de Microbiologia, para visitas guiadas, a iniciar às 14:30, acompanhadas pelos nossos investigadores. 
As inscrições estão abertas a todos, são grátis, mas limitadas aos lugares disponíveis.


Event Sign Up here
Contact for Additional information here

Ficheiros/Links Externos