CIÊNCIA VIVA no Laboratório @ CEB

O CEB marca presença na iniciativa "Ciência Viva no Laboratório 2017" com a abertura de estágios para alunos do ensino secundário sob a temática: "Investigação dos mecanismos de resistência a antibióticos das bactérias".

Uma das preocupações da comunidade clínica em termos de saúde pública é a crescente resistência e multirresistência (resistência simultânea a mais do que uma classe de antibióticos) exibida pelas bactérias aos antibióticos. Atualmente, os médicos estão a ficar sem soluções eficazes para o tratamento de diversas doenças e infeções provocadas por bactérias resistentes, o que tem levado a um aumento progressivo na taxa de mortalidade. Este problema deve-se ao uso indevido e excessivo de antibióticos fazendo com que as bactérias desenvolvam mecanismos de resistência.

Uma das linhas de investigação do nosso grupo é a pesquisa de mecanismos de resistência que as bactérias usam para defenderem-se dos antibióticos no contexto de diversas doenças e infecções. A descoberta destes mecanismos é extremamente importante pois permitirá desenvolver novos antibióticos que sejam capazes de bloquear estes mecanismos, tornando as bactérias sensíveis e fáceis de erradicar.

Link Externo: http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2017/inscricao.asp?accao=pesquisa&pesq=Centro+de+Engenharia+Biol%F3gica+da+Universidade+do+Minho