UMinho Open Weekend

O CEB e DEB vão abrir as suas portas, num Open Weekend que pretende mostrar aos mais novos como produzir iogurte e usar fermento em experiências

Como produzir iogurte natural e como imobilizar células de fermento de padeiro são duas das experiências que os alunos do ensino básico e secundário vão poder acompanhar no próximo fim de semana no âmbito do Open Weekend, uma iniciativa da Universidade do Minho a que se associa o Centro de Engenharia Biológica. Demonstrações científicas e experiências em laboratório são algumas das iniciativas que o CEB preparou para receber alunos, assim como os seus familiares, professores e orientadores vocacionais.
Com a realização destas iniciativas, nos dias 24 e 25 de março, sexta-feira e sábado, respetivamente, pretende-se envolver os estudantes do ensino não superior, mostrando o trabalho que é desenvolvido no CEB, a fim de captar futuros alunos para as áreas da investigação e da ciência.
Nas quatro atividades previstas incluem-se experiências como a produção de iogurtes, onde se prevê uma simulação da produção de iogurte natural à escala laboratorial, para compreender os mecanismos associados à fermentação láctica. Outra das experiências a desenvolver nestes dias tem a ver com a hidrólise de sacarose, para quantificar os produtos constituintes da reação. As restantes experiências envolvem trabalhos com o fermento de padeiro e enzimas de batata de casca vermelha.
Todas estas experiências têm como objetivo permitir aos estudantes um contacto privilegiado com o mundo da ciência, através do desenvolvimento de vários produtos e do contacto com os investigadores.
Os participantes que se queiram inscrever nestas atividades têm a oportunidade de escolher e preparar a sua própria agenda segundo o interesse que tenham em determinado tema, sendo que todas as atividades se repetem ao longo dos dois dias.
O Open Weekend é uma iniciativa da Universidade do Minho a que se juntaram várias escolas e centros de investigação que vão permitir aos visitantes conhecerem as várias vertentes do ensino ministrado na UMinho, assim como a ciência produzida nesta instituição. São várias as escolas e institutos que se associam a esta iniciativa, entre as quais o CEB e o Departamento de Engenharia Biológica - DEB (de que o CEB está associado). Neste departamento, são ministrados diversos cursos superiores, dos vários níveis de ensino, em áreas tão distintas como Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Biotecnologia, Bioinformática, Gestão Ambiental, Tecnologia e Ciência Alimentar e ainda as Micro/Nano Tecnologias. As atividades do CEB decorrem no Campus de Gualtar, em Braga.

A inscrição no Open Weekend é gratuita. Os interessados devem efetuar a inscrição em https://store.uminho.pt/pt/open-weekend