Curso de Engenharia Biológica da UMinho comemora 20 anos

Sessão comemorativa e almoço convívio

A Universidade do Minho foi pioneira em Portugal no lançamento de uma licenciatura em Engenharia Biológica, tendo o 1º curso sido iniciado em Outubro de 1986. Decorridos 20 anos e num momento de reorganização do Ensino Superior por acção do Processo de Bolonha, julgamos importante comemorar a efeméride com uma sessão sobre "Passado, Presente e Futuro da Engenharia Biológica".
Simultaneamente, pretendemos convidar os diferentes actores desta história: antigos e actuais alunos, antigos e actuais docentes, antigos e actuais funcionários para um Convívio.

Sessão Comemorativa - 20 de Outubro de 2006
Campus de Gualtar, Anfiteatro A1 (CP1)

14h30 - Sessão de Abertura
Abertura, Eugénio C. Ferreira
Vice-Reitor da Universidade do Minho em substituição do Sr. Reitor, Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros (OE) em substituição do Sr. Bastonário da OE, Presidente da Escola de Engenharia, Presidente do Colégio de Engenharia Química da OE, Directora do DEB, Presidente do Conselho de Cursos de Engenharia, Directora de curso de Engenharia Biológica.

15h00 - Sessão "Passado, Presente e Futuro da Engenharia Biológica"
Moderador: Eugénio C. Ferreira
Prof. Luís Soares (UM) - "A definir"
Profª Maria Odete Maia (UM): "Como do nada nasceu e cresceu o curso de Engenharia Biológica"
Prof. Luís Melo (FEUP): "A vida em estado não estacionário"
Profª Rosário Oliveira (UM): "Licenciatura em Engenharia Biológica - Percurso no tempo e no espaço"
Prof. Juan Lema (USC): "20 anos de Cooperación entre a Universidade do Miño e a Universidade de Santiago de Compostela… … e o que ainda queda por facer!"
Prof. Manuel Mota (UM): "Novos Desafios da Engenharia Biológica"
Prof. Joaquim Sampaio Cabral (IST-UTL): "BIOENGENHARIA - A Engenharia dos Sistemas Biológicos"
Prof. Sebastião Feyo de Azevedo (FEUP): "A nova oferta de formações e as qualificações profissionais"

Sessão Convívio - 21 de Outubro de 2006