V Jornadas de Engenharia Biológica

III Encontro Nacional de Jovens Biotecnólogos: Biotecnologia: na Vanguarda da Ciência

Durante os dias 2 e 3 de Maio irão realizar-se, como tem sido habitual, as V Jornadas de Engenharia Biológica, em simultâneo com o III Encontro Nacional de Jovens Biotecnólogos. "Biotecnologia, na Vanguarda da Ciência" será o tema que ilustrará as mais recentes aplicações da biotecnologia nas mais diversas áreas, tais como  ambiente, industria alimentar, saúde..."

O Presidente da Direcção do NEEB
Luís Filipe Lima

Desde sempre, a ciência tem vindo a desenvolver, nas mais diferentes áreas, métodos e meios de aproveitamento dos recursos de que a Natureza dispõe. Em biotecnologia, parte deste esforço tecnológico visa criar e rentabilizar processos de utilização e de extracção destes mesmos recursos. Além disso, é também um problema de todos, a poluição do Planeta, que tanto tem vido a sofrer com a evolução da ciência. É em diferentes áreas que a biotecnologia surge como peça chave no melhoramento a qualidade de vida da sociedade e da Terra.
As Jornadas de Engenharia Biológica têm como principal objectivo informar, actualizar e esclarecer a comunidade científica e a sociedade em geral das mais modernas e recentes aplicações da biotecnologia. Este evento é realizado anualmente, e surge como resposta a uma necessidade de estabelecer um contacto entre a comunidade científica que se dedica ao desenvolvimento da biotecnologia, e os estudantes e instituições interessados nesta área da ciência. Serão convidados oradores de diferentes laboratórios e entidades de investigação (Universidades e empresas), que desenvolverão temas da actualidade na área da biotecnologia.

2 de Maio 2002
10:00 – Entrega da documentação/Recepção dos participantes.
11:30 – Sessão de abertura
12:30 – Almoço
14:00 – Convívio dos Jovens Biotecnólogos: Com a participação de estudantes e recém licenciados de diversos pontos do país.
14:30 – Empreendedorismo –Casos de sucesso em Engenharia Biológica
16:30 – Intervalo
17:00 – Licenciamento Ambiental
18:30 – Visita ao Departamento de Engenharia Biológica
19:30 – Cocktail
22:00 – Convívio dos jovens Biotecnólogos

3 de Maio 2002
9:30 – Biofilmes na Industria e na Saúde
11:00 – Intervalo
11:15 – Genómica Ambiental
13:15 – Almoço
14:30 – Células Estaminais
15:30 – Intervalo
15:35 – Novas perspectivas em Biocatálise.
16:35 – Intervalo
16:50 – Processamento mínimo de alimentos
17:50 – Intervalo
18:00 – Higiene e Segurança Alimentar
19:00 – Sessão de encerramento
20:00 – Jantar / Convívio

Sessão de Abertura
Dra. Ilda Carneiro - Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga
Eng. Sebastião Feyo de Azevedo – Concelho de admissão e qualificação – Ordem dos Engenheiros
Prof. Doutora Rosa Vasconcelos - Presidente Conselho Cursos de Engenharia da Universidade do MinhO
Prof. Doutor Manuel Mota - Presidente da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia
Prof.ª Doutora Rosário de Oliveira – Vice-Directora do Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho
Prof. Doutor Eugénio Ferreira - Director do Curso de Engenharia Biológica da Universidade do Minho

Empreendedorismo – casos de sucesso em Engenharia Biológica
Moderador: Doutor Eugénio Ferreira - Director do Curso de Engenharia Biológica da Universidade do Minho
Dr. Avelino Pinto - Representante da TecMinho.
Eng. Vítor Sá Carneiro - representante da Oficina da Inovação. S.A.
Eng.º Mário Aguilar -  C.P.A. - Consultoria e Projectos de Ambiente, Lda.
Eng.º Henrique Assunção - Factor Ambiente - Engª do Ambiente, Lda.
Eng.º Eduardo Costa - SIEB - Consultoria e Engenharia, S.A.
Miguel Costa - Castro, Pinto & Costa, Lda.
Eng.º João José Soares Antunes da Silva - IFT - Comércio Internacional Alimentar, Lda
Eng.º João Pedro Santos Gonçalves Silva - Missão XXI-Consultodoria Empresarial, Lda.
Engª Paula Castro - Labminho - Laboratório de Análise de Água e Efluentes Industriais Lda.
Eng.º Nuno Martins - Quality View Consult, Consultores em Qualidade, Ambiente e Segurança, Lda.
Eng.º Mário Peres - Gestout - Gestão em Outsourcing
Engª Isabel Rocha – Biotempo, Consultoria em Biotecnologia, Lda.

Licenciamento Ambiental
Moderador: Dr. António Brito – Universidade do Minho, departamento de Engenharia Biológica
Dr.ª Gilda Neves - Direcção Regional do Ambiente – Norte

Biofilmes, na indústria e na saúde