VI Jornadas de Engenharia Biológica

IV Encontro de Jovens Biotecnólogos: "Engenharia Biomolecular: Aplicações nos ramos alimentar e ambiental"

O Núcleo de Estudos de Engenharia Biológica da Universidade do Minho propõe-se a realizar, como tem vindo a ser habitual, as VI Jornadas de Engenharia Biológica e paralelamente o IV Encontro Nacional de Jovens Biotecnólogos.
Estes eventos, que o NEEB leva efeito anualmente, irão decorrer na Vila do Gerês nos dias 10, 11 e 12 de Abril, com a participação de cerca de 200 participantes.
As Jornadas, subordinadas ao tema: “Engenharia Biomolecular – Aplicações nas áreas Alimentar e Ambiental”, têm como objectivo informar, actualizar e estabelecer contacto com a comunidade científica a fim de esclarecer as mais modernas e recentes aplicações da Biotecnologia, divulgação do trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. Além de conferências e sessões de debate, este ano integramos também actividades lúdicas, usufruindo do riquíssimo património natural que o Parque Nacional da Peneda do Gerês proporciona.

10 DE ABRIL

17:00 Sessão de Abertura
Prof. Doutor Guimarães Rodrigues (Reitor da Universidade do Minho)
Prof. Doutora Rosa Vasconcelos (Presidente do Conselho de Cursos de Engenharia)
Eng. João Rui Marrana  (Ordem dos Engenheiros - Região Norte)
Dr. Luís Cirilo Amorim Carvalho (Governador Civil de Braga)
Dr.  António José Afonso (Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro).

11 DE ABRIL
10:00 Painel 1-  Técnicas de Biologia Molecular
Moderador: Prof. Doutor Nelson Lima (Centro de Engenharia Biológica, Universidade do Minho).

"Specificity, Complementarity and Molecular Biology Techniques" Dr. Sukalyan Chatterjee (Instituto Gulbenkian de Ciência, Lisboa)
"A genómica e o Darwin"  -  Dr. Miguel Silva Santos (Stab-Vida)
"Pré-bióticos: propriedades tecnológicas e nutricionais"  -  Prof. Dr. Vítor Hugo Teixeira (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto)
"Proteólise: um Processo Celular Multifuncional"-  Prof. Doutora Isabel Duarte de Almeida (Instituto Superior de Agronomia)

11:45 Painel 2 -  Biorremediação
Moderador: Prof. Doutora Teresa Tavares (Departamento de Engenharia Biológica, Universidade do Minho)

"Aquacultura integrada: maximização da utilização de recursos" - Prof. Doutora Isabel Sousa Pinto (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)
"Processos Bioquímicos de Degradação de Compostos Naturais e Sintéticos" - Prof. Doutor Nelson Lima (Centro de Engenharia Biológica, Universidade do Minho)
"Zonas Húmidas Artificiais para tratamento de efluentes industriais." - Eng. Hugo Ramos (SHA-Quimigal))
- "Remoção de metais pesados em solução aquosa por biossorção em algas marinhas" - Prof. Doutor Rui Boaventura (Faculdade Engenharia da Universidade do Porto)

14:30 Painel 3 -  Projectos de Investigação do Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho
Moderador: Prof. Doutora Maria João Vieira (Departamento de Engenharia Biológica,  Universidade do Minho).

“Digestão anaeróbia de Resíduos Sólidos” – Eng.ª Lúcia Neves
“Aplicações domínios ligação de enzimas” – Prof. Doutor Miguel Gama
“Catálise Ambiental” – Prof. Doutora Teresa Tavares
“Produção de Dextranos” – Prof. Doutora Mariana Coelho

12 DE ABRIL
10:00 Painel 4 - Bioinformática
Moderador: Prof. Doutor Eugénio Ferreira (Director de Curso de Engenharia Biológica, Universidade do Minho)

Dr. Jonas Almeida (microCortex, EUA)
"Bioinformática: o que é? Para que serve?" Dr. Pedro Fernandes (Instituto Gulbenkian de Ciência)
"Modelação de Proteínas/Bioinformática Estrutural: perspectivas e aplicações" - Prof. Doutor Cláudio Soares
(Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa)
"BIOINFORMÁTICA: uma janela de oportunidades no domínio das Ciências Biológicas" Prof. Doutor Arsénio Fialho  (Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa)

11:45 Painel 5 -  Energia e Ambiente
Moderador: Prof. Doutora Rosário Oliveira (Departamento de Engenharia Biológica, Universidade do Minho)

"Biodiesel" Dr. Nuno Alegria (Dieselbase - Energias Renováveis, Lda.)
"RESÍDUOS & ENERGIA: para uma utilização sustentável" - Eng. Pedro Carteiro (Quercus)
"Contributo dos combustíveis alternativos para o desenvolvimento sustentável no sector dos transportes"  Dra. Fernanda Rosa (Instituto Nacional de Engenharia Tecnologia Industrial)
"Quioto e as Renováveis em Portugal – Que Estratégia para a Biomassa?", Eng. Gil Patrão (Centro da Biomassa para a Energia)

14:30 Sessão de Debate - O Ensino em Engenharia Biológica
Moderador: Prof. Doutor José Teixeira (Director do Departamento de Engenharia Biológica, Universidade do Minho)
Prof. Doutor Luís Soares (Presidente do Instituto Politécnico do Porto; Departamento de Engenharia Biológica, Universidade do Minho)
Prof. Doutor João Deus Pinheiro (Galp Energia, Lisboa; Departamento de Engenharia Biológica, Universidade do Minho)
Prof. Doutor Manuel Mota (Vice-Reitor da Universidade do Minho, Braga)
Dr.ª Cristina Gonçalves (Unicer)
Eng. Francisco Morais (Somague)
Rafael Costa (delegado do 4º ano de Engenharia Biológica)

16:00 Lanche/ Sessão de encerramento
17:00 Viagem Vila do Gerês – Braga
22:00 Festa de encerramento no Colinatrum Café

ACTIVIDADES
Para desfrutar duma atmosfera científica num ambiente confortável e apelativo à sede de conhecimento, proporcionamos algumas actividades. Um passeio ao longo do Parque nacional da Peneda do Gerês, em jipe ou a pé, ou agradáveis passeios de barco pela Albufeira da Caniçada.

ALOJAMENTO
Os participantes ficarão alojados no Hotel Universal *** , e no Hotel das Termas *** , situados em pleno coração do parque Peneda-Gêres, na vila do Gêres.

ALBUM DE FOTOS

Ficheiros para Download: